@tvgiro77

sábado, 27 de outubro de 2012

SECRETARIA DE AGRICULTURA, PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO DE PAÇO DO LUMIAR SELA ACORDO COM PROFESSOR DOUTOR DO IFMA.


                  Por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu do dia 15 à 19 de Outubro em São Luís-MA; nasceu de um encontro com o Profº Doutor em Física da matéria condensada, Fábio Henrique Silva Sales, uma futura parceria; que representa o conúbio entre os progressos científicos e o progresso da vida do homem do campo. O Profº Fábio Henrique, realiza experimentos sobre a ação do campo magnético para a água e a germinação de sementes à mais de 5 anos; tendo encontrado resultados positivos e comprovados cientificamente em seus trabalhos. Para as espécies de plantas cultivadas sob a ação da água e da terra direcionadas por um campo magnético, o índice de crescimento das sementes e da planta como um todo é acelerado em relação ao crescimento fisiológico normal.

Da Esquerda para direita: Professor Drº. Fábio Henrique Silva Sales, Kurt Clajus (COMSEA-MA), Srº João Batista Silva Souza (Agricultor local) e Ronald Abreu (SEMPA).  

 Segundo o Professor, o campo magnético reorganiza as moléculas da água, tornando-as mais “pura”; o que facilita sua subida (direcionada pelo campo magnético) através dos vasos condutores no interior do “corpo” da planta. Além das alterações anatômicas e fisiológicas, o campo magnético gerado por eletricidade e uso de ímãs, além de acelerar o crescimento, têm a função de inibir: pragas e microrganismos indesejados.    



Mudas de alface hidropônica (germinadas em alto teor de àgua), em células contendo húmus de minhoca; na plantação do Srº João Batista. Com uso de sementes peletizada (Revestidas com betonita). A betonita é um derivado da argila que auxilia na retenção de àgua. 
       Através da visão empreendedora da Equipe da Secretaria de Agricultura, na manhã do dia (24/10/2012), em uma reunião organizada na própria Secretaria, que se prolongou até visitas de campo; foram firmadas parcerias para um convênio em um futuro próximo entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Professor Fábio Henrique, a Associação de Moradores do Pau Deitado e à Prefeitura de Paço do Lumiar, através de seu Prefeito Raimundo Filho.

 
Secretário e Professor em canteiros do Srº João Batista

 
          Na visita de campo, pode-se observar o contraste existente entre técnicas de cultivo rudimentares (Dona Matilde de Jesus Nunes - Foto abaixo) e técnicas mais avançadas, tais como o cultivo de hortaliças do Srº João Batista, que também utiliza a plasticultura a seu favor.

 



Plantações de cheiro verde e cebolinha da Dona Matilde (Iguaíba)- Demonstra o aspecto artesanal e rudimentar de plantar. 

Parcerias, como esta, possibilitam a aplicação da tecnologia no aceleramento sustentável do cultivo, bem como, é própria de administrações comprometidas com uma agricultura cada vez mais científica e tecnológica.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário